OS MELHORES VÍDEOS

 

Pesquisar

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Gráfico de indicadores Dashboard Excel.

Objetivo: Demonstrar a criação de um gráfico de indicadores que será salvo como modelo de gráfico Excel e poderá ser utilizado depois em qualquer outra planilha. Se não quiser criar pode também apenas baixar o modelo pronto e utilizá-lo, bem como a planilha exemplo.







Não é de hoje que falamos neste site sobre a importância de dashboards como uma realidade cada vez mais presente nas empresas.

Estes painéis de acompanhamento de performance tem por objetivo dar uma visão rápida e clara da situação atual de um determinado setor da empresa ou projeto e a partir destes indicadores já se ter um retrato atual.


1. Selecione o valor 55 na planilha em anexo e depois pressione ALT+F1 ou ainda vá em Inserir->Gráfico de colunas.
Gráfico de barra dashboard 1

2. Clique sobre a palavra receita abaixo do gráfico e clique Delete para apagá-lo, faça o mesmo para o nome Série 1 ao lado direito.
Gráfico de barra dashboard 2

3. Clique na barra do eixo Y ao lado esquerdo com os valores e depois clique em Formatar Eixo, altere os valores para fixo 0 e fixo 100 no mínimo e máximo respectivamente.
Gráfico de barra dashboard 3

4. Clique sobre a barra do gráfico e depois com o botão direito em Formatar Série de Dados, altere a largura do espaçamento para 0% conforme a imagem.
Gráfico de barra dashboard 4

5. Clique na opção de Preenchimento e selecione Padrão de preenchimento, e conforme a figura altere o padrão e a cor do Plano de fundo.
Gráfico de barra dashboard 5
6. Clique sobre a parte acima da barra do gráfico e clique em Formatar Área de Plotagem. Na opção Preenchimento altere o padrão de preenchimento e as cores de plano de fundo conforme a imagem.

Gráfico de barra dashboard 6

7. Pressione Delete sobre o eixo Y e apague a barra de valores do lado esquerdo do gráfico.
Gráfico de barra dashboard 7

8. Com a área de plotagem, área colorida do gráfico, selecionada arraste os cantinhos da mesma e arraste até que preencha totalmente o quadro.
Gráfico de barra dashboard 8

9. Redimensione o gráfico reduzindo a área lateral para que fique conforme o gráfico abaixo.
Gráfico de barra dashboard 9

10. Com o gráfico selecionado clique em Design Salvar como Modelo e coloque um nome no gráfico.Gráfico de barra dashboard 10Gráfico de barra dashboard 11

11. Para utilizá-lo, basta quando for alterar o tipo de gráfico selecionar a pasta de modelos e selecionar o modelo criado.
Gráfico de barra dashboard 12

3 comentários:

  1. Onde posso baixar esta planilha? Não estou achando o link. Obrigado.

    ResponderExcluir

  2. Ótima dica.
    Comecei o curso de excel dashboard pelo adv, www.cursoadv.com.br
    Gráficos indicadores são extremamente importantes para apresentações.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de baixar essa planilha. Onde posso fazer?

    ResponderExcluir