OS MELHORES VÍDEOS

 

Pesquisar

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Extendendo o Filtro Avançado (usando curingas)

Algo comum para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas (que dirá os programadores SQL), os caracteres curingas  são utilizados para ampliar nosso escopo de pesquisas. São atalhos para facilitar essencialmente a busca de texto que siga um determinado padrão, por exemplo, um texto que não seja exatamente, mas que apenas contenha determinada informação.




A boa notícia é que este recurso também está disponível no Excel através do filtro avançado.

Em detalhes

As situações são diversas. A que mais encontro são as que colocarei abaixo. Quem já conhece um pouco de consultas em SQL vai se sentir bastante a vontade, principalmente se utiliza o operador LIKE, mais ainda no caso do egine Jet, utilizada no Access.
O curinga ? assume o lugar de qualquer caractere em uma string Localizar. Por exemplo, a string 100? em Localizar encontra os valores 1001, 100A e assim por diante.

O curinga * ocupa o lugar de um ou mais caracteres em uma string Localizar. Por exemplo, a string 1* localiza as entradas 10, 123A, 1-800 etc.
Nota: Para quando quisermos pesquisar uma string que contenha ? ou *, devemos inserir um til (~) antes do caractere. Por exemplo, para encontrar a string Que? – mas não Quem– insira Que~? na caixa de texto Localizar.

Outra dica importante é que se digitarmos um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com valor de texto em uma coluna que inicie com tais caracteres. Por exemplo, vamos digitar o texto Min como critério, o Excel irá localizar “Mineiro”, “Minas” etc. Express Training

A boa notícia é que é possível utilizar quase todos os curingas no Localizar do Excel, bastando seguir os padrões acima.

Um exemplo

Considere a planilha abaixo.
Lista de Exemplo para o Filtro com Curingas
Lista de Exemplo para o Filtro com Curingas
Primeiramente, ativamos o auto filtro. Em seguida, vamos a alguns testes. Supondo que queira todas as cidades que comecem com o nome “São”, vá em personalizar filtro e coloque o seguinte:
Personalizando o Filtro
Personalizando o Filtro
Veja que na própria tela de personalização de filtro já são dados alguns exemplos de uso dos curingas. Clique em OK e veja o resultado:
Filtro "São*" aplicado
Filtro "São*" aplicado
Exatamente o que queríamos. Note que a cidade São Bernardo do Campo não apareceu no resultado do nosso filtro. Claro, já que o “São” está digitado como “Sáo”. Muitas vezes temos uma situação parecida, comum em casos de importação de arquivos externos de texto, HTML e outros que acabam por perder  a formatação ou codificação, trazendo caracteres diferentes daqueles que esperamos ser. Nesse momento é que curingas são importantes. Para ignorar o erro no caso citado, bastaria alterar o filtro de “São*” como foi definido inicialmente para “S?o*”. Aplicando o filtro, temos o resultado:
Filtro corrigido
Filtro corrigido
Aqui vale um recado. Utilizar a sequência “S*o*” funcionaria? Neste caso, a cidade de Santo André também seria incluída na lista. Porque? Simples. Como explicado acima, o curinga ? quer dizer qualquer caractere, enquanto o * quer dizer um ou muitos, portanto, “São” e “Santo” são válidos para este último.



Nenhum comentário:

Postar um comentário