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sexta-feira, 19 de julho de 2013

Carregar uma listagem de acordo com o item selecionado na primeira lista.

Hoje, vamos aprender mais uma utilidade da ferramenta de validação de dados, que pode nos ajudar em diversos casos, dependendo do resultado que precisemos obter.




    A validação de dados  numa célula da planilha do Excel pode ser configurada de diversas maneiras. Nesta dica, iremos trabalhar com o tipo Lista, ou seja, definiremos uma lista de valores possíveis para ser escolhido pelo usuário, como numa listagem de seleção. Mas, vamos personalizar um pouquinho mais: programaremos uma segunda lista para exibir uma listagem de itens de acordo com o que for selecionado numa primeira lista.






Iniciando o projeto

    Para obtermos o resultado similar ao da figura anterior, primeiramente, precisamos definir os dados que comporão as listagens que popularão as caixas de seleção das células. Temos que criar uma planilha chamada Bases, por exemplo.






    Isto é apenas um exemplo. Geralmente, você já vai possuir seus dados listados em alguma planilha e podem estar dispostos de outra maneira. Não tem problema, você vai adaptar sua fórmula de validação de dados de acordo com ela. Em poucos casos serão necessárias muitas alterações em sua estrutura.
    Em nosso exemplo, criamos listas de carros para locação de acordo com a sua categoria (usaremos no exemplo 1) e listas de cidades para cada estado (exemplo 2). A idéia é que, quando o usuário selecionar uma categoria na lista, a outra exiba apenas os carros daquela categoria, ou, se o usuário selecionar um determinado estado, exiba-se apenas as cidades daquele estado.

Exemplo 1 – Gerando uma lista de carros por categoria selecionada


Configurar a primeira lista


    Para criarmos a validação para preencher a lista da célula com as categorias, realizaremos os procedimentos abaixo, que servirão também para o segundo exemplo, alterando-se apenas as referências. Veja.

1° passo: Crie uma planilha chamada Locadora de Imóveis, clique na célula C2.
2° passo: Depois selecione a aba Dados e clique em Validação de Dados.


3° passo: Na janela que vai surgir, selecione a aba Configurações. No critério de validação Permitir, escolha Lista e em Fonte selecione o intervalo que contem as categorias – que no nosso exemplo é o intervalo de C1 até F1 – digitando =Bases!$C$1:$F$1. Dê OK.


    Você perceberá que no lado direito da célula apareceu uma setinha para que você possa selecionar um valor presente na lista que acabamos de definir.
    Se fossemos, simplesmente, definir uma lista de todos os carros da locadora, repetiríamos estes passos acima, contudo, os itens mostrados seriam sempre os mesmos, independente da categoria que fosse selecionada. Para que a segunda lista esteja vinculada a primeira realizemos os seguintes passos.

Configurando a segunda listagem com base na primeira
    Vá na planilha Bases e crie uma tabela Modelos da mesma altura que a maior categoria (a que possui mais itens na lista). E criaremos uma fórmula matricial que preencherá essa lista com os itens da categoria escolhida.

Selecione todas as linhas da tabela Modelos, digite a fórmula e tecle CTRL+SHIFT+ENTER:
=SEERRO(SE(DESLOC($C$2:$C$10;0; CORRESP(‘Locadora de Imóveis’!$C$2;$C$1:$F$1;0)-1)=0;”"; DESLOC($C$2:$C$10;0; CORRESP(‘Locadora de Imóveis’!$C$2;$C$1:$F$1;0)-1));”")

Essa fórmula irá mover a referência para o lado de acordo com a categoria escolhida.
    Agora volte para a planilha Locadora, selecione a célula C4 e repita os passos 2 e 3, alterando apenas os valores para Fonte.

=DESLOC(Bases!$H$2:$H$10;0;0; CONT.VALORES(Bases!$H$2:$H$10) – CONTAR.VAZIO(Bases!$H$2:$H$10))

    Neste artigo não vou me ater em explicar as funções utilizadas acima, mas, caso queira aprender um pouco mais sobre elas.
    Agora quando você selecionar uma categoria, a lista de carros correspondente será carregada na segunda lista.


Um comentário:

  1. Poderia dispor de um Download do arquivo para melhor aprendizado. Mas ficou bom, obrigado !

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