OS MELHORES VÍDEOS

 

Pesquisar

quinta-feira, 14 de março de 2013

Excel - Ponteiros do Mouse no Excel 2010

Nesta edição de dicas do Excel vou falar sobre as possíveis formas de ponteiro do mouse no Excel e seus significados. Praticamente, os usuários ficam  despercebidos sobre a aparência do ponteiro do mouse, você sabia que dependendo da sua aparência é dado uma função específica quando você clicar? Vamos conhecê-los e ver seu significado.



Ponteiro de dimensionamento

    Este símbolo somente será visto quando você deixar o ponteiro entre as divisões da coluna ou linha. Ele serve para você aumentar ou diminuir a largura da coluna ou altura de uma linha. Dica ninja: você pode fazer um auto ajuste da largura ou altura clicando 2 vezes quando este símbolo aparecer, o Excel vai tomar como base o conteúdo da célula que tiver maior comprimento daquela coluna ou maior tamanho de fonte daquela linha.



Ponteiro de divisão de janela

    Este símbolo somente será visto quando você usar o recurso de dividir janela no Excel (Menu Janela, "Dividir" - no Excel 2003; ou Guia Exibição, botão "Dividir" - no Excel 2007). Apontando no pequeno retângulo que fica na barra de rolagem vertical e horizontal é possivel criar rapidamente uma divisão. Dando 2 cliques sobre a divisão da janela retira a divisão.



Ponteiro de seleção

    É o símbolo mais comum visto no Excel. Quando você aponta sobre a parte interna de uma célula selecionada ou fora de uma seleção este símbolo será visto. Ela indica que o Excel está pronto para realizar a ação de selecionar células.
    Quando clicar uma vez uma célula será selecionada. Quando clicar e arrastar uma faixa de células serão selecionadas, formando um intervalo. Quando clicar em uma célula, segurar a tecla CTRL, e clicar emoutras células que não estejam ao lado consegue-se uma seleção aleatória. Quando se dá 2 cliques rápidos você altera o conteúdo da célula.  Quando clica com o botão direito sobre a célula é aberto omenu de contexto. Quando manter a tecla ALT pressionada e clicar abre-se um painel de Pesquisar. Uma outra dica ninja, mas não usando o mouse, é selecionar células que fazem parte de uma fórmula teclando CTRL+[ quando a célula selecionada conter uma fórmula. Quando seleciona uma célula contento valor e teclar CTRL+], se esta célula fazer parte de alguma fórmula automaticamente o Excel selecionará a célula onde se encontra a fórmula.



Ponteiro de mover

    Este símbolo aparece quando você apontar o ponteiro na borda de uma célula selecionada. Quando você clicar e arrastar o conteúdo da célula será movida para o local onde você determinar. É o mesmo efeito de recortar e colar.



Ponteiro de cópia e preenchimento

    Este símbolo aparece quando você aponta o ponteiro do mouse sobre a alça de preenchimento (ou popularmente conhecido como "quadradinho"). Quando a célula conter um texto ou número, apontando sobre a alça, clicar e arrastar copiará o conteúdo da célula. Quando a célula conter umafórmula será copiado esta fórmula de acordo com sua construção, seja ela como referência relativa ouabsoluta. Quando você der 2 cliques sobre a alça e nesta célula conter uma fórmula automaticamente o Excel copiará o restante das linhas sem a necessidade de arrastar até o final, desde que exatamente ao lado esquerdo da fórmula exista uma lista de valores. 

    Quando a célula conter qualquer conteúdo referente ao tempo, como data, hora, dia da semana, mês, ou ainda números ordinais, não será copiado seu conteúdo e sim uma sequência dela. Caso queira realmente copiar o conteúdo devemos manter a tecla CTRL pressionada enquanto clica e arrasta sobre a alça, somente neste caso.

    Quando o conteúdo da célula conter um número, mantendo a tecla CTRL pressionada, apontando na alça e clicar e arrastar, obtemos uma relação de 1 em 1 a partir do número selecionado. Se forem selecionados duas células contendo números, apontando na alça, clicando e arrastando obtemos umasequência em progressão aritmética a partir dos dois números.




Ponteiro de selecionar coluna ou linha

    Este símbolo aparece quando você apontar o ponteiro do mouse sobre o cabeçalho da coluna ou cabeçalho da linha, uma pequena seta será mostrada. Quando clicado a coluna inteira ou a linha inteira será selecionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário