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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Gráficos I: como criar um gráfico no Excel 2007


Os gráficos tornam os dados visuais. Em vez de analisar colunas de números em uma planilha, é possível ver instantaneamente o que os dados significam.


Sobre este curso

Este curso inclui:

Duas lições individuais e duas sessões práticas com exercícios. As sessões práticas exigem o Excel 2007.
Um pequeno teste no fim de cada lição. Os testes não são avaliados.

Um Cartão de Referência Rápida que você pode levar do curso.



Metas

Após concluir este curso você poderá:

Criar um gráfico usando os novos comandos do Excel 2007.
Fazer alterações em um gráfico depois de criá-lo.
Entender a terminologia básica de gráficos.

Um gráfico básico no Excel.




No Excel 2007, é possível criar um gráfico em cerca de dez segundos, como verá a seguir.
Depois de criar um gráfico, é fácil adicionar novos elementos a ele. Por exemplo, é possível adicionar títulos para acrescentar informações ao gráfico ou mudar a disposição de seus elementos.
Nesta lição, veja também como o texto e os números de uma planilha tornam-se o conteúdo de um gráfico, bem como alguns outros detalhes sobre os gráficos.

Para criar um gráfico, clique em um tipo de gráfico no grupo Gráficos da guia Inserir.




Aqui está uma planilha mostrando quantas caixas de Chá Northwind Traders foram vendidas individualmente por três vendedores ao longo de três meses. É necessário um gráfico que compare mês a mês o desempenho de cada vendedor durante o primeiro trimestre do ano.

Texto explicativo 1 Para criar o gráfico, selecione os dados que deseja plotar, inclusive os títulos das colunas (Janeiro, Fevereiro, Março) e os rótulos das linhas (os nomes dos vendedores).
Texto explicativo 2 Em seguida, clique na guia Inserir e, no grupo Gráficos, clique no botão Colunas. Seria possível selecionar outro tipo de gráfico, mas os gráficos de colunas geralmente são usados para comparar itens e funcionarão bem para essa demonstração.
Texto explicativo 3 Depois de clicar em Colunas, será possível escolher entre vários tipos de gráficos de colunas. Clique em Colunas Agrupadas, o primeiro gráfico de colunas da lista Colunas 2D. Uma Dica de Tela exibe o nome do tipo de gráfico ao posicionar o ponteiro do mouse sobre qualquer tipo de gráfico. A Dica de Tela também fornece uma descrição do tipo de gráfico e informa quando cada tipo deve ser usado.
Isso é tudo, um gráfico foi criado em cerca de dez segundos.

Dica: Se quiser modificar o tipo do gráfico depois de criá-lo, clique dentro do gráfico. Na guia Design sob Ferramentas de Gráfico, no grupo Tipo, clique em Alterar Tipo de Gráfico e selecione outro tipo.


Neste gráfico, os dados de cada célula da planilha correspondem a uma coluna. Os títulos das linhas (nomes dos vendedores) são o texto da legenda do gráfico, à direita, e os títulos das colunas (meses do ano) ficam na parte inferior do gráfico.


 
Como é possível perceber imediatamente neste gráfico de colunas, a vendedora Cencini (representada pela coluna do meio em cada mês) vendeu mais chá em janeiro e fevereiro, mas foi superada por Giussani em março.

Os dados de cada vendedor aparecem em três colunas separadas, uma para cada mês. A altura de cada gráfico é proporcional ao valor da célula que representa. O gráfico compara mês a mês o desempenho dos três vendedores.
Cada linha de dados de vendedor tem uma cor diferente no gráfico. A legenda do gráfico, criada a partir dos títulos das linhas na planilha (os nomes dos vendedores), informa qual cor representa os dados de cada vendedor. Os dados de Giussani, por exemplo, aparecem em azul escuro e estão na coluna esquerda de cada mês.

Os títulos das colunas da planilha, Janeiro, Fevereiro e Março, agora estão na parte inferior do gráfico. À esquerda do gráfico, o Excel criou uma escala de números para ajudá-lo a interpretar as alturas das colunas.

Dica: Qualquer alteração que feita nos dados da planilha após a criação do gráfico será mostrada instantaneamente no gráfico.

Quando um gráfico é criado, as Ferramentas de Gráfico, que incluem as guias Design, Layout e Formatar, aparecem na Faixa.

 
Antes de continuar trabalhando com seu gráfico, é preciso conhecer as Ferramentas de Gráfico.

Quando um gráfico é inserido na planilha, as Ferramentas de Gráfico, que incluem as guias Design, Layout e Formatar, aparecem. Essas guias contêm os comandos necessários para trabalhar com gráficos.

Quando concluir o gráfico, clique fora dele. As Ferramentas de Gráfico desaparecerão. Para restaurá-las, clique dentro do gráfico. Isso fará as guias reaparecerem.

Portanto, não se preocupe se os comandos de necessários não estiverem visíveis o tempo todo. Execute as etapas iniciais, inserindo um gráfico (usando o grupo Gráficos na guia Inserir) ou clicando dentro de um gráfico existente. Em seguida, os comandos necessários aparecerão.

Diferentes modos de exibição dos mesmos dados da planilha.




Há mais coisas que podem ser feitas com os seus dados além de criar um gráfico. É possível alterar a forma como o seu gráfico compara dados clicando em um botão para alternar de um modo de exibição de gráfico para outro.

O gráfico que criado compara o desempenho dos vendedores. O Excel agrupou os dados por colunas da planilha e comparou as fileiras da planilha para mostrar como cada vendedor se saiu com relação aos demais.

Isso é mostrado no gráfico à esquerda da imagem.
Porém, outra maneira de observar esses dados seria comparar as vendas de cada vendedor mês após mês. Para criar esse modo de exibição do gráfico, clique em Alternar Linha/Coluna no grupo Dados da guia Design. No gráfico da direita, os dados estão agrupados por linhas e comparam as colunas da planilha.

Agora o gráfico mostra algo diferente: o desempenho de cada vendedor, mês a mês, em comparação com suas próprias vendas nos outros meses.
Para voltar ao modo de exibição original do gráfico, clique novamente em Alternar Linha/Coluna.

Dica: Para manter ambos os modos de exibição dos dados, selecione o segundo modo de exibição, copie-o e cole-o na planilha. Em seguida, volte ao modo de exibição original do gráfico clicando no gráfico original e, em seguida, clicando em Alternar Linha/Coluna.

Os títulos de gráfico incorporam informações descritivas aos gráficos.

É uma boa idéia adicionar títulos descritivos ao gráfico para que os leitores não tenham que adivinhar do que se trata.

É possível atribuir um título tanto ao próprio gráfico como aos seus eixos, que medem e descrevem os dados do gráfico. Este gráfico tem dois eixos. À esquerda fica o eixo vertical (também conhecido como eixo de valor ou eixo y). Esse eixo é a escala de números com base na qual é interpretada a altura das colunas. Os meses do ano, na parte inferior, ficam no eixo horizontal (também conhecido como eixo de categoria ou eixo x).

Uma maneira rápida de adicionar títulos ao gráfico é clicar no gráfico para selecioná-lo e, em seguida, ir até o grupo Layout de Gráfico na guia Design. Clique no botão MaisImagem de botão para ver todos os layouts. Cada opção mostra diferentes layouts que alteram a disposição dos elementos do gráfico.

A imagem mostra o Layout 9, que adiciona espaços reservados para um título de gráfico e títulos de eixos. Os títulos são digitados diretamente no gráfico.

Texto explicativo 1 O título deste gráfico é Chá Northwind Traders, o nome do produto.
Texto explicativo 2 O título do eixo vertical, à esquerda, é Caixas Vendidas.
Texto explicativo 3 O título do eixo horizontal, na parte inferior, é Vendas no Primeiro Trimestre.
Será possível ver como digitar os títulos na sessão prática no final da lição. Também haverá uma oportunidade de experimentar outros layouts para ver como é possível alterar a disposição dos diferentes elementos do gráfico, como a legenda e os títulos.

Dica: Outra maneira de inserir títulos é ir até a guia Layout, no grupo Rótulos. Lá, basta adicionar títulos clicando em Títulos de Gráfico e Títulos de Eixo.
Um gráfico personalizado.
Depois de ser criado, um gráfico pode ser personalizado para adquirir um design mais profissional. É possível modificar a aparência do gráfico selecionando um novo estilo de gráfico, que altera rapidamente suas cores. É possível formatar e sofisticar os títulos do gráfico. E há muitas opções diferentes de formatação que podem ser aplicadas a colunas específicas para destacá-las.

Ao final desta lição, veja como adicionar seu gráfico a uma apresentação de slides do Microsoft Office PowerPoint 2007 para poder exibí-lo a audiências maiores.

Altere a aparência do gráfico usando um estilo de gráfico para mudar as cores. 
Quando um gráfico é criado, ele está na cor padrão. Usando um estilo de gráfico, é possível aplicar diferentes cores a um gráfico em poucos segundos.

Clique no gráfico. Em seguida, na guia Design, no grupo Estilos de Gráfico, clique no botão MaisImagem de botão para ver todas as opções disponíveis e clique no estilo desejado. Alguns estilos mudam apenas a cor das colunas. Outros mudam a cor e adicionam um contorno às colunas, outros adicionam cor à área de plotagem (a área delimitada pelos eixos do gráfico) e há estilos que adicionam cor à área do gráfico (todo o gráfico).

Se não encontrar o que deseja no grupo Estilos de Gráfico, é possível obter outras opções de cor selecionando um tema diferente. Clique na guia Layout da Página e em Cores no grupo Temas. Quando o ponteiro do mouse é posicionado sobre uma cor, essa cor é mostrada em uma visualização temporária no gráfico, o que é diferente do que acontece quando se examina um estilo de gráfico. É possível ver o efeito da cor antes de aplicá-la, o que evita que seja preciso desfazer essa etapa caso não goste do resultado. Clique na cor desejada para aplicá-la ao gráfico.

Importante: Ao contrário dos estilos de gráfico, as cores de um tema são aplicadas a outros elementos adicionados à planilha. Por exemplo, uma tabela ou um estilo de célula, como um título, terão as mesmas cores do tema que foi aplicado ao gráfico.

Adicione uma cor aos títulos do gráfico e dos eixos.
Se quiser dar mais destaque aos títulos do gráfico ou de seus eixos, também é fácil. Na guia Formatar, no grupo Estilos de WordArt, há várias maneiras de trabalhar com títulos. Na imagem, um preenchimento de texto, uma das opções disponíveis no grupo, foi adicionado para alterar a cor.

Para usar um preenchimento de texto, primeiramente, clique em uma área de título para selecioná-la. Em seguida, clique na seta em Preenchimento de TextoImagem de botão no grupo Estilos de WordArt. Posicione o ponteiro do mouse sobre qualquer das cores para ver as alterações no título. Quando encontrar uma cor satisfatória, selecione-a. O Preenchimento de Texto também inclui opções para aplicar um gradiente ou uma textura a um título.

Outras opções do grupo Estilos de WordArt são Contorno do Texto e Efeitos de Texto, que incluem os efeitos de Sombra, Reflexo e Brilho.

Para fazer alterações nas fontes, como aumentar ou diminuir o tamanho ou modificar o tipo da fonte, clique em Início e vá até o grupo Fonte. As mesmas alterações de formatação também podem ser feitas com a Minibarra de ferramentas. A barra de ferramentas aparece esmaecida depois que o texto do título for selecionado. Aponte para a barra de ferramentas para torná-la sólida e selecione uma opção de formatação.
Colunas formatadas com sombra na parte de trás.
Há mais coisas ainda que podem ser feitas com o formato das colunas em um gráfico. Na imagem, um efeito de sombra foi adicionado a cada coluna (há uma sombra deslocada diagonalmente atrás trás de cada coluna).
Para fazer isso, clique em uma das colunas de Giussani. Isso selecionará as três colunas de Giussani (o que é conhecido como uma série).

Na guia Formatar, no grupo Estilos de Forma, clique na seta em Efeitos de Forma, aponte para Sombra e posicione o ponteiro do mouse sobre os diferentes estilos de sombra na lista. É possível visualizar o efeito da sombra quando o ponteiro do mouse estiver sobre cada estilo. Quando encontrar um estilo satisfatório, selecione-o.

Em seguida, clique em uma das colunas de Cencini para selecionar todas as suas três colunas e siga as mesmas etapas. Faça o mesmo com Kotas. Tudo isso não levará mais que um momento. Esse procedimento pode ser testado na sessão prática.

Há mais opções que podem ser escolhidas em Estilos de Forma. Por exemplo, clique em Preenchimento da Forma para adicionar um gradiente ou uma textura às colunas. Clique em Contorno da Forma para adicionar um contorno às colunas. E a opção Efeitos de Forma oferece mais que sombras. Por exemplo, é possível adicionar efeitos de bisel ou bordas suaves às colunas e até fazê-las brilhar.

É possível também aplicar efeitos a outras áreas do gráfico, como a área de plotagem (a área delimitada pelos eixos). Isso será explicado na sessão prática.
Gráfico do Excel em uma apresentação do PowerPoint.

Quando o gráfico estiver exatamente com a aparência desejada, basta adicioná-lo a uma apresentação do PowerPoint para que todos possam vê-lo. Mesmo que os dados do gráfico sejam alterados depois de ele ser adicionado ao PowerPoint, não há por que se preocupar. As alterações feitas nos dados do gráfico no Excel também são atualizadas no gráfico no PowerPoint.

Este é o procedimento: copie o gráfico no Excel. Abra o PowerPoint 2007. Cole o gráfico no slide desejado.

O botão Opções de Colagem Imagem de botão aparecerá no canto inferior direito do gráfico. Clique no botão. Perceba que o Gráfico (vinculado a dados do Excel) está selecionado. Isso garante que qualquer alteração do gráfico no Excel será reproduzida automaticamente no gráfico do PowerPoint.
Agora seu gráfico já pode ser apresentado.

Um comentário:

  1. Show de bola! Linguagem fácil... Tornou a criação de gráficos simples! Parabéns!!!

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