OS MELHORES VÍDEOS

 

Pesquisar

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ocultar Linhas em Branco.

Para quem não conhece ou pelo menos não usa com freqüência o comando F5 do Excel (Go to ou Vá Para) é muito útil em algumas situações comuns e incomuns do dia a dia. Vou exemplificar uma situação comum, pois será mais usada pela galera.

O F5 pode ser muito últil e rápido nesta tarefa.



Então vamos lá...

Com a nossa tabela com algumas linhas em branco...





Selecione o intervalo que estão as informações...e tecle F5...





 Na caixa de diálogo Ir para clique no botão Especial 





Na caixa de diálogo Ir para especial, selecione a opção Em branco e clique no botão OK





Veja com os invervalos em branco estão selecionados...





Na Guia Inicio, no Grupo Célula, clique no botão Formatar, em Visibilidade, selecione Ocultar e Reexibir e depois Ocultar Linhas.





E pronto, todas a linhas em branco já eram...rs





Assista o vídeo.






BAIXAR PLANILHA


3 comentários:

  1. Muito Bom Rodrigo! Este é um excelente recurso e facilita e/ou agiliza nossas atividades. E um ponto importante é que muitos não conhecem este e outros excelentes recursos que você vem postando aqui. Parabéns e um abraço.

    Seu amigo. Ivair
    http://excelmax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Senhor Ivair
    Bom dia!

    Estou elaboando uma planilha bem extensa contendo 10.000 linhas mas quero que o usuário tenha acesso somente a uma linha em branco por por vez e após ter sido preenchida esta linha não possa mais ser acessada pelo usuario (fique escondida).
    Estou fazendo com comandos de Macro, mas tenho que testar linha por linha para ver se ela está vazia e assim abrindo para que o usuario a preencha.
    Então ... o comando de Macro ficará imenso pois tenho que testar 10.000 linhas para ir permitindo a liberação de cada uma delas para ser preenchida.veja exemplo abaixo:

    Sub Macro01()
    ' Macro01 Macro
    ' Atalho do teclado: Ctrl+Shift+C
    ' CADASTRO DE OBRAS
    Sheets("CadastrO").Visible = True
    Sheets("MenU").Select
    ActiveWindow.SelectedSheets.Visible = False
    ActiveSheet.Unprotect "CadastrO"
    Range("D10:D109").Select
    Selection.EntireRow.Hidden = False
    Selection.EntireRow.Hidden = True
    Range("D10").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D11").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D12").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D13").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D14").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D15").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D16").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D17").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D18").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D19").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D20").Select
    If ActiveCell = 0 Then Selection.EntireRow.Hidden = False
    If ActiveCell = 0 Then ActiveSheet.Protect "CadastrO"
    If ActiveCell = 0 Then End
    Range("D10").Select
    End Sub
    Veja como a coisa é trabalhosa e complicada a Macro fica gigantesca. Teria como elaborar um loop para substituir este procedimento?
    Caso queira entender posso enviar o programa para que possa ter um melhor entendimento.
    Obrigado. cordiais saudações MONTIVAL CALDAS monticaldas@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito bom saber que tem pessoas como você que compartilham conhecimentos uteis assim. Tem me ajudo muito.
    Mas vamos lá, estou com uma dúvida e gostaria de saber se você poderia me ajudar.
    Como faço para ocultar o restante de uma planilha? Tanto em questões de linhas, como colunas? De modo que apareça para mim na tela do excel somente o que tenho preenchido??
    Obrigada, Renata.

    ResponderExcluir